Para saber mais sobre o Método Lamaze é importante conhecer também o criador do método.
Fernand Lamaze foi um obstetra francês que ficou famoso por popularizar a psicoprofilaxia, um método de preparação para o parto e gerenciamento da dor que leva seu nome (técnica Lamaze). O método Lamaze foi criado pelo obstetra no final da década de 1950, após seus estudos na antiga União Soviética, onde tomou conhecimento da utilização da hipnose para a preparação do parto em maternidades locais. Seus estudos e relatos de parturientes que atendera foram reunidos em seu livro “Parto sem dor”, lançado em 1956.
O método Lamaze é um conjunto de ações físicas e psíquicas que levam a parturiente ao conhecimento das funções fisiológicas do parto, resultando na modificação da antiga crença de que o parto deve se realizar em dores. Uma das mais importantes filosofias do método é a valorização do acompanhante na gestação, parto e pós-parto.
Atualmente, o método Lamaze é mais conhecido por suas manobras de respiração para mulheres em trabalho de parto (antes, durante e entre as contrações). Entretanto, a proposta de Lamaze não se resume apenas à tais técnicas. O método visa, principalmente, a melhor e mais completa preparação às gestantes para a recepção de seus filhos, ensinando-as a respeitar a mudança de seus corpos e a dor natural que necessitam passar. Dessa forma, seus ensinamentos pregam o preparo físico, psicológico e emocional, para que o parto ocorra de forma espontânea e com o mínimo de dor.