As Seis Práticas de Parto Saudável de Lamaze são um conjunto de ações que ajudam a tornar o parto o mais seguro e saudável possível para pais e bebês. Essas práticas foram elaboradas com base em anos de pesquisa para simplificar o processo de parto com uma abordagem informada que ajuda a aliviar seus medos e controlar a dor.
Deixar seu corpo entrar em trabalho de parto espontaneamente é quase sempre a melhor maneira de saber que seu bebê está pronto para nascer e que seu corpo está pronto para o parto. Na grande maioria das gestações, o trabalho de parto só começará quando todos os intervenientes – o seu bebé, o seu útero, as suas hormonas e a sua placenta – estiverem prontos. Naturalmente, o trabalho de parto geralmente corre melhor e você e o bebê geralmente ficam mais saudáveis quando todos os sistemas estão “funcionando” para o nascimento. Todos os dias nas últimas semanas de gravidez são vitais para o seu bebê e para a preparação do seu corpo para o nascimento.
Se o seu trabalho de parto for iniciado ou induzido artificialmente, ele se tornará um evento médico e ocorrerá de maneira bem diferente do trabalho de parto espontâneo. A menos que você ou seu bebê tenham um problema de saúde que exija indução, faz sentido esperar pacientemente que o trabalho de parto comece sozinho. Mesmo que a data do parto já tenha passado e você esteja com vontade de segurar seu bebê, lembre-se de que a natureza tem bons motivos para esperar.
A movimentação em trabalho de parto serve a dois propósitos muito importantes. Primeiro, ajuda você a lidar com contrações cada vez mais fortes e dolorosas, o que sinaliza ao seu corpo para continuar o trabalho de parto. Em segundo lugar, ajuda a mover suavemente o bebê na pélvis e através do canal do parto.
No parto, como em muitos aspectos da vida, nós, humanos, nos saímos melhor quando estamos cercados por pessoas em quem confiamos, pessoas que nos dizem que estamos bem e nos encorajam a seguir em frente. Um bom apoio ao parto não consiste em observar o relógio e verificar as linhas intravenosas e as impressões do monitor fetal. É garantir que você não seja incomodado, respeitar o tempo que leva o trabalho de parto e lembrar que você sabe como fazer o parto do seu bebê. Seus ajudantes devem tecer um casulo ao seu redor enquanto você está em trabalho de parto – crie um espaço onde você se sinta segura e protegida e possa realizar o trabalho árduo do trabalho de parto sem preocupações.
Embora a investigação mostre que a interferência rotineira e desnecessária no processo natural do trabalho de parto e nascimento não é provavelmente benéfica – e pode, de facto, ser prejudicial. A maioria das mulheres experimentam uma ou mais das seguintes intervenções durante o trabalho de parto:
Essas intervenções são geralmente desnecessárias e às vezes prejudiciais.
Quando chegar a hora de expulsar seu bebê, lembre-se de que o instinto, a tradição e a ciência estão do seu lado. As evidências atuais mostram que permitir que você assuma a posição que achar mais confortável, que incentive a empurrar em resposta ao que sente e permitir que você empurre enquanto você e seu bebê estiverem bem são práticas benéficas.
Os especialistas recomendam que logo após o nascimento, um recém-nascido saudável seja colocado pele a pele no abdômen ou tórax da mãe após o nascimento e seja seco e coberto com cobertores quentes. Qualquer cuidado que precise ser feito imediatamente após o nascimento pode ser feito com o bebê pele a pele no peito.
Independentemente do tamanho do seu bebê, da duração e complexidade do seu trabalho de parto ou do seu nível de confiança, essas práticas de cuidados ajudarão a manter o trabalho de parto e o nascimento do seu bebê tão seguros e saudáveis quanto possível.
fonte: www.lamaze.org
Uma Orientadora certificada é sua parceira de confiança para uma das jornadas mais importantes de sua vida.